Pular para o conteúdo principal

Canção Espontânea

Por Al Gordon

Já tentou cantar uma canção espontânea em um momento de adoração, apenas para impactar e incendiar?!

Tive alguns choques ao longo dos anos por cantar "canções espontâneas" tão desafinadas e irrelevantes, que toda a congregação parecia deixar de adorar e começava a olhar com espanto, tentando pegar as frases somente para rimar com uma palavra que eu também estava tentando rimar. Mas algumas vezes as coisas pareciam ir na "forma de pêra", existem aqueles doces momentos, quando uma frase ou poesia aparece em sua mente que parece captar o que o Espírito Santo faz, e é recebida pela congregação; de repente o lugar inteiro explode, todas as pessoas respondem a Deus.

Após a leitura da grande discussão no fórum, eu tenho pensado novamente de forma teórica. Às vezes queremos que nossa adoração seja conduzida pelo Espírito Santo: tentamos ser aqueles que "adoram pelo Espírito de Deus" (Fp 3:3) em tudo que fazemos, de maneira que nós escolhemos nossas músicas para o que acontecerá no tempo de adoração. O nosso objetivo é ser um povo que, não basta fazer música, ou cantar para entreter os outros, mas sermos uma comunidade dinâmica e responsiva, uma tela em branco para o Espírito Santo criar e liderar o louvor em nós.

Há uma classificação de canções que Paulo usa duas vezes, que é muito útil para compreender isto: "salmos, hinos e cânticos espirituais" (Ef 5:19, 3:16), significando que os Salmos (hinário do Antigo Testamento), hinos (novas canções escritas pela igreja) e da "música espiritual", uma canção que é conduzida pelo Espírito Santo. Inspirada e liberada em cooperação com o que o Espírito está fazendo.

Praticamente, eu quero saber se existem outras formas disto funcionar em nossos momentos de adoração, incluindo: fazer uma música totalmente nova no local, ou repetir um versículo das escrituras em conjunto para que possamos levar as pessoas à adora-lo com este versículo. Acho que isso funciona às vezes como dar uma palavra de conhecimento: você tem uma sensação e como você está liderando algo que o Espírito está dizendo à igreja; você talvez cante uma pequena frase fora do microfone primeiro, então, se for apropriado, no microfone para que as pessoas possam se juntar ao mover. Como todos os aspectos do profético, precisamos fazer essas coisas em comunhão, em conversa com os nossos amigos: "O que você acha que estava acontecendo esta manhã? " E também temos de reconhecer que é uma jornada de aprendizagem.

Eu não acho que devamos ficar demasiadamente confusos e nos preocuparmos sobre se algo é ensaiado ou recém-saído do coração, mas sim a questão é saber se o Espírito Santo é o líder ou não. A maioria dos líderes de adoração profética que eu conheço, sabem levá-lo para um lugar de espontaneidade, porque eles passam horas cultivando a adoração por conta própria, e procuram ser obedientes ao Espírito na intimidade antes de serem em público. Tenho que admitir que sou desafiado: Sou geralmente tão dependente de Deus, quando estou em uma plataforma ministrando, da mesma forma que eu deveria ser tão aberto e faminto pela liderança do Espírito no supermercado?

Outras vezes, as canções espontâneas podem ser pensamentos que o líder de adoração toca em seus momentos de intimidade, e que agora parece o momento certo para deixá-las na congregação.

Ensaiar uma pequena frase, ou pensamento, ou canção que Deus colocou no coração do líder de louvor é uma coisa boa e bíblica. Paulo escreve: " Quando vos reunis, um tem salmo... " (1 Coríntios 14:26.) Devemos esperar para trazer aquelas canções que o Espírito Santo tem colocado em nossos corações. Às vezes, a mais profética canção espontânea pode ser uma jóia antiga que alguém começar a cantar em um momento de silêncio no fundo da sala.

O fundamental é estarmos abertos nos momentos de culto para o fluir do Reino de Deus, um pouco mais daquele passo de fé, acreditando que o Espírito conduzirá nossa adoração. Isto significa momentos de silêncio constrangedores, canções como uma bomba, mas que também significará uma nova dependência do Espírito em nossa adoração, e um renovo da nossa fome de ver Jesus glorificado.

Fonte: www.worshipcentral.org
Fonte: adorando.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Pra Sempre - Que canção llinda! Nossa declaração reconhecendo a Cristo Jesus!

  LETRA - Santo Pra Sempre (Holy Forever) Compositores: Phil Wickham / Chris Tomlin /Brian Johnson / Jenn Johnson / Jason Ingram Tradução: Bianca Azevedo / Daniel Menezes Verso 1 As muitas gerações Rendidas em louvor Cantando ao Cordeiro uma canção Os que em Ti se foram E os que hão de crer Cantando ao Cordeiro uma canção Pré-Coro Teu nome é o mais alto Teu nome é o maior Teu nome é sobre todos Os tronos e domínios Governos e poderes Teu nome é sobre todos Coro 1 E os anjos clamam “Santo” Toda criação, “Santo” Exaltado És, “Santo” Santo pra sempre Verso 2 Quem foi perdoado E redimido foi Cante ao Cordeiro uma canção Aquele que é livre E leva o Seu nome Cante ao Cordeiro uma canção Cantaremos para sempre, amém Coro 2 O Teu povo canta “’Santo” Sim, ao Rei dos Reis, “Santo” Tu sempre serás Santo Santo pra sempre Tag Tu sempre serás, Santo Santo pra sempre

Escolhendo a Boa Parte e essa não lhe será tirada : Um Convite à Intimidade com Deus

Houve um tempo em que você simplesmente se sentava e contemplava. Adorava, cantava, ouvia em silêncio, orava em silêncio e deixava seu coração falar... Era um momento terapêutico, como se você fosse transportado para outro lugar, com uma nova perspectiva. Os céus desciam e nada mais importava; era apenas você e Ele. No meu caso a sala de oração era meu lugar preferido... eu podia ser apenas uma menina tocando Deus e Ele mesmo me ensinava a respeito do que era importante. Quem já viveu isso sabe bem do que estou falando. Não se trata de fanatismo ou emoções passageiras, mas de algo verdadeiramente transformador. É como um rio fluindo de dentro para fora, que te dá força, coragem e ousadia para fazer coisas que antes pareciam impossíveis. O Lugar de Intimidade Nesse espaço sagrado, você não apenas toca um instrumento e flui, mas encontra um lugar de intimidade, um lugar de amor. É ali, em Jesus Cristo, que sua identidade se revela. Agora você vê com clareza o que Ele pensa a seu respeito...